Clássico entre Paraná e Furacão tem 22 anos de
história (Foto: Agência Estado)
O clássico Paraná Clube x Atlético-PR, com 22 anos de história, chega ao 77° capítulo. Entre estadual, Campeonato Brasileiro, Copa Sul, Copa Sul-Minas e Copa Sul-Americana, o Rubro-Negro tem 30 vitórias, contra 21 do Tricolor - além de 25 empates. Ao todo, 105 gols do Furacão e 76 do Tricolor.
A partida das 16h (horário de Brasília) de sábado, na Vila Capanema, tem um diferencial: é o primeiro confronto entre os clubes na história da Série B nacional.
Pelo Brasileirão, o duelo é marcado pelo equlíbrio (confira os dados no Futpédia): seis vitórias para cada lado, além de seis empates, em 18 jogos. No primeiro deles, empate sem gols no Estádio Couto Pereira. No último, vitória rubro-negra: 2 a 1 na Arena da Baixada, com gols do atacante Marcelo Ramos, do Furacão, e do zagueiro Neguete, do Tricolor.
Já pelo Campeonato Paranaense, eles têm 53 confrontos, com vantagem do Atlético-PR: 21 vitórias, 17 empates e 15 derrotas. Pela Copa Sul, em 1999, uma vitória do Paraná Clube e um empate. Pela Copa Sul-Minas, em 2002, um empate. E pela Copa Sul-Americana, em 2006, duas vitórias do Furacão.
Além da vantagem no geral, o Atlético-PR defende um tabu contra o Tricolor: ele não perde para o Paraná Clube desde o Campeonato Paranaense de 2008. Nos últimos sete duelos, sete vitórias do Furacão.
Furacão defende tabu de quatro anos contra o Tricolor (Foto: Divulgação/Site oficial do Atlético-PR)
Primeiro duelo pela Série B
O primeiro duelo entre Paraná Clube e Atlético-PR pela Série B do Campeonato Brasileiro ocorre no meio da tabela. Com campanhas irregulares, eles tentam uma arrancada para se aproximar dos primeiros colocados.
Após 18 rodadas, o Tricolor ocupa a 11ª posição, com 26 pontos, sete atrás do G-4. O time da Vila Capanema tem o oitavo melhor ataque (26 gols pró) e a nona melhor defesa (23 gols contra). E o Furacão está no oitavo lugar, com 29 pontos, a quatro do grupo de acesso. Ele tem apenas o 13° melhor ataque (com 21 gols marcados), mas é dono da segunda melhor defesa (com 15 gols sofridos).