Depois de 510 dias, Paraná Clube volta a disputar
um clássico (Foto: Agência Estado)
O clássico é um momento especial para jogadores, treinadores, diretores, torcedores... A cidade pode parar. Às vezes, uma vitória sobre o rival é tão - ou até mais - comemorada que a conquista de um título. Às 16h (horário de Brasília) de sábado, o Paraná Clube vai voltar a sentir o "sabor" do clássico depois de 510 dias. Rebaixado para a Série Prata do Campeonato Paranaense no ano passado, o Tricolor encara o Atlético-PR pela 19ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
O último clássico do Paraná Clube, justamente contra o Rubro-Negro, foi no dia 3 de abril de 2011, pelo estadual. O time da Baixada venceu por 3 a 2, na Vila, com gols dos atleticanos Madson (duas vezes) e Adaílton e dos paranistas Kelvin e Léo. No fim, o Tricolor ficou entre os dois piores na classificação geral e caiu.
O meia Lucio Flavio, confirmado entre os 11 para o fim de semana, comenta sobre a importância do clássico:
- O clássico envolve várias situações dentro da cidade, dentro do histórico do confronto. Pelo fato de os dois times estarem parecidos dentro da competição, ele se torna um jogo bem mais atrativo - comenta o camisa 10.
Nossa equipe e os atletas mais jovens estão preparados para o clássico"
Fernandinho, lateral-esquerdo
Pelos 510 dias sem clássico, o Paraná Clube tem jogadores que enfrentam um rival pela primeira vez. Caso do lateral-esquerdo Wendell Borges, de 19 anos, e do atacante Arthur, de 20 anos. Mais experiente que os companheiros, o lateral/meia Fernandinho garante que estão todos preparados para um clássico:
- Hoje já é mais fácil jogar. Alguns anos atrás, um atleta tinha oportunidade de jogar com 20 ou 22 anos. Hoje, eles com 16 ou 17 anos já estão no profissional, treinando. Já é mais do que normal. O futebol exige isso, muito profissionalismo. Com certeza, nossa equipe e os atletas mais jovens estão preparados para isso.