América-RN e Atlético-PR deixam os estaduais de lado para iniciar a disputa por uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil. Mecão e Furacão - que vão fazer finais, respectivamente, contra Potiguar de Mossoró e Coritiba no domingo - realizam o primeiro jogo oficial no Estádio Barretão, que localiza-se em Ceará-Mirim, a 28 quilômetros da capital Natal. O jogo está marcado para 19h30m (horário de Brasília) desta quinta-feira.
Os times reencontram-se após dois duelos equilibrados no ano passado, pela Série B do Campeonato Brasileiro. Em Curitiba, eles empataram por 1 a 1. Já no Rio Grande do Norte, os paranaenses levaram a melhor e venceram por 2 a 0. Se repetir o placar ou conquistar outra vitória por diferença de dois ou mais gols, o Rubro-Negro garante a classificação sem necessidade do segundo jogo. Caso contrário, os times voltam a duelar no dia 22 de maio, uma quarta-feira, às 19h30m, no Ecoestádio Janguito Malucelli.
América-RN e Atlético-PR reencontram-se após duelos pela Série B (Foto: Site oficial do Atlético-PR)
Pelo estadual, o América-RN vai visitar o Potiguar de Mossoró no fim de semana. Se vencer o returno, por já ter sido campeão do primeiro turno, ele conquista o título direto. O Atlético-PR, que usa um time sub-23 no Campeonato Paranaense, pega o Coritiba fora de casa e também precisa vencer para levantar a taça. Se ele perder ou empatar, o título fica com o rival.
Antes das decisões, eles focam na Copa do Brasil. E, para o duelo desta quinta-feira, o técnico Roberto Fernandes tem força máxima e pode escalar o time ideal. Já Ricardo Drubscky tem três desfalques. Por outro lado, o comandante rubro-negro conta com o lateral-direito Léo e o atacante Douglas Coutinho, destaques do sub-23, além do espanhol Fran Mérida, que deve começar a partida no banco de reservas.
América-RN x Atlético-PR terá arbitragem do carioca Wagner do Nascimento Magalhães. Ele será auxiliado por João Patrício de Araújo, de Goiás, e Ramires Santos Candido, do Espírito Santo, serão os auxiliares.
O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos dos principais lances, a partir de 19h. O SporTV transmite a partida.
América-RN: o time tem força máxima para a partida. O meia Netinho, ex-Atlético-PR, está recuperado de contusão e à disposição do técnico Roberto Fernandes. O volante Daniel volta após cumprir suspensão automática no jogo do último domingo, pelo Campeonato Potiguar. A escalação: Dida; Norberto, Índio, Edson Rocha e Renatinho Potiguar; Ricardo Baiano, Daniel, Fabinho e Netinho; Cascata e Itamar.
Atlético-PR: com Jonas machucado, Léo permanece como titular na lateral-direita. O técnico Ricardo Drubscky fala em alterar “uma pecinha ou outra” no time. A mudança pode ocorrer no ataque. Marcelo, Marcão, Douglas Coutinho e Ederson disputam duas vagas entre os 11. A escalação: Weverton; Léo, Manoel, Cleberson e Pedro Botelho; Deivid, João Paulo, Elias e Everton; Marcelo (Douglas Coutinho) e Marcão (Ederson).
América-RN: o clube tem força máxima.
Atlético-PR: o lateral-direito Jonas (virose), o meio-campo Paulo Baier (dores musculares) e o atacante Ciro (lesão de grau 2 no músculo do abdome) estão em tratamento no CT do Caju.
Itamar, atacante do América-RN: ele chegou ao clube com a difícil missão de assumir a camisa 9 da equipe e substituir à altura o centroavante Isac, artilheiro do clube em 2012. Experiente e com passagens por grandes clubes do futebol brasileiro, como Flamengo e Palmeiras, o atacante não sentiu o peso da responsabilidade e vem correspondendo às expectativas da torcida. Com gols importantes, como o da vitória fora de casa sobre o Ji-Paraná, na primeira fase da Copa do Brasil, o jogador ganhou a confiança do técnico Roberto Fernandes.
Everton, meio-campo do Atlético-PR: ele foi contratado no começo do ano, junto com jogadores como Fran Mérida, Maranhão e Ciro. Deles, porém, apenas Everton já conquistou o titularidade. O jogador, que tem passagem por Paraná Clube, Botafogo e Flamengo, é uma das armas do Furacão, principalmente pela velocidade.
Fabinho, volante do América-RN: "Nós sabemos que a Copa do Brasil é muito diferente do Estadual, e estamos focados para conseguir a nossa vitória. Vamos jogar num campo novo e precisamos entrar ligados na partida, porque o placar de 2 a 0 para o time visitante elimina o jogo de volta. Todos sabem da dificuldade de enfrentar um time de Série A e precisamos ficar atentos aos detalhes em campo".
Ricardo Drubscky, técnico do Atlético-PR: “A gente vem trabalhando como sempre para que a equipe seja competitiva, tenha argumentos de jogo ofensivo e seja cada vez mais forte. Sempre vai ter muita coisa para fazer. Agora, está afunilando o tempo. Vamos ter parâmetro importante para avaliar o que estamos trabalhando. A partir de agora, vamos poder avaliar o que treinamos”.
Quem leva a melhor na história do confronto? Acesse o Futpédia e descubra.
* O América-RN é dono de uma das maiores invencibilidades do país na atualidade. A equipe de Roberto Fernandes não sabe o que é perder há 18 partidas, sendo 16 pelo Campeonato Potiguar e duas pela Copa do Brasil (vitórias por 1 a 0 sobre o Ji-Paraná).
* O time titular do Atlético-PR vai disputar o 18° jogo na temporada. Entre amistosos, jogos-treinos, um torneio na Espanha (a Marbella Cup) e a Copa do Brasil, o time teve 11 vitórias, três empates e quatro derrotas. Os atleticanos venceram uma e empataram outra partida com o Brasil de Pelotas.
No último confronto, Atlético-PR e América-RN ficaram no 1 a 1, em jogo disputado no dia 6 de novembro de 2012, no Ecoestádio Janguito Malucelli, em Curitiba, pela Série B do Campeonato Brasileiro.
Elias, de pênalti para o Furacão, e Pingo, após cruzamento da direita para o Mecão, marcaram os gols da partida. Ao todo, 5.332 compareceram ao estádio para assistir ao duelo. No final do ano, os atleticanos conquistaram o acesso. Já o América-RN, não.
Naquela partida, o Rubro-Negro teve Weverton; Maranhão, Manoel, Cleberson e Pedro Botelho (Wellington Saci); Deivid, João Paulo, Elias (Paulo Baier) e Henrique (Ricardinho); Marcelo e Marcão. Já o time de Natal teve Dida, Rodrigão (Pingo), Cléber e Edson Rocha; Norberto, Fabinho, Márcio Passos, Netinho e Wanderson; Michel (Thiago Galhardo) e Isac (Zé Antônio).