domingo, 12 de maio de 2013

Hora da decisão: Coxa e Atlético-PR disputam a taça do Paranaense 2013

jogo Coritiba Atlético-PR empate (Foto: Albari Rosa / Agência Estado)Coxa e Furacão decidem o título do Campeonato
Paranaense (Foto: Albari Rosa / Agência Estado)

Pelo segundo ano seguido, Coritiba e Atlético-PR se encontram em uma finalíssima do Campeonato Paranaense. No ano passado, dois empates e o triunfo na disputa de pênaltis deram o título para o Coxa. Neste domingo, o Furacão quer o troco, mas precisa quebrar a sequência de empates. Após um 2 a 2 no primeiro jogo, na Vila Olímpica, mais um placar igual coroa o tetracampeonato alviverde.

O Estádio Couto Pereira será o palco da decisão, que começa às 15h50m (de Brasília). A expectativa é que quase 34 mil torcedores compareçam ao Alto da Glória, sendo que 31 mil serão alviverdes. Com uma equipe recheada de grandes nomes - como Alex, Deivid, Rafinha e Leandro Almeida -, o Coxa quer manter a hegemonia no estado e repetir uma marca que há 39 anos não alcança: quatro títulos estaduais seguidos.

Do outro lado, os garotos rubro-negros se destacaram e mostraram que podem enfrentar o Coxa de igual para igual. Nos dois últimos encontros, o Furacão venceu uma e empatou outra. Mas no Couto, a sequência vitoriosa é coxa-branca. No primeiro duelo do ano, vitória do Verdão por 2 a 1. Na história do confronto, o Verdão leva vantagem. Ele tem 135 vitória. O Furacão, 110. Eles empataram 110 vezes. Os coxas-brancas anotaram 541 gols, e os atleticanos, 488.

Apesar de o presidente Mario Celso Petraglia pedir arbitragem de outro estado, o clássico terá arbitragem paranaense. Adriano Milczvski apita, com Bruno Boschilla e Ivan Carlos Bohn nas bandeiras.

O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real, com vídeos dos principais lances, a partir de 15h20. A RPC TV, afiliada da Rede Globo no Paraná, transmite a partida para todo o estado, e o Premiere FC, através do sistema pay-per-view, mostra para todo o país.

header as escalações 2

Coritiba: uma dúvida acompanha o desenvolvimento do Coxa ao longo da semana. O lateral-direito Victor Ferraz passou a semana em tratamento, foi para a concentração, mas a definição só vai acontecer no vestiário do Couto. Se ele não jogar, é provável que Marquinhos Santos repita a formação do primeiro duelo. Caso Victor seja titular, o volante Sérgio Manoel pode ir ao banco, enquanto Gil assume a função de segundo volante. A provável escalação do Coxa é Vanderlei; Victor Ferraz (Sérgio Manoel), Leandro Almeida, Chico e Patric (Escudero); Willian, Gil, Robinho e Alex; Rafinha e Deivid. 

Atlético-PR: o lateral-direito Léo está suspenso. Elivélton, Jean Felipe e Renato disputam vaga. O atacante Douglas Coutinho, após defender o time principal na Copa do Brasil, volta para o sub-23. O técnico Arthur Bernardes não deve promover outras alterações. A escalação: Santos; Renato (Elivélton ou Jean Felipe), Rafael Zuchi, Bruno Costa e Heracles; Renan Foguinho, Hernani e Zezinho; Edigar Junio, Douglas Coutinho e Crislan.

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Coritiba: sem desfalques, além dos jogadores que estão lesionados desde o ano passado.

Atlético-PR: o lateral-direito Léo cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo.

header fique de olho 2

Coritiba: Leandro Almeida. O zagueiro alviverde chegou no Coritiba, fez a sua estreia em março e não saiu mais da equipe titular. Com boas atuações na retaguarda, ele pode ser uma solução também no ataque, principalmente nas jogadas aéreas. Em 14 jogos, ele já fez três gols.

Atlético-PR: Douglas Coutinho. Após defender o time principal contra o América-RN, inclusive marcando o sexto gol atleticano, o atacante volta para o sub-23, para a final. Ele é o artilheiro do Furacão no campeonato, com 11 gols, e a principal esperança da torcida rubro-negra.

header o que eles disseram

Alex, meia do Coritiba: "O Coritiba e o Atlético-PR vão usar o que têm de melhor. O clássico é resolvido no detalhezinho. Foi assim nos três clássicos que jogamos. Temos que estar atentos a tudo e a todos os detalhes".

Arthur Bernardes, técnico do Atlético-PR: "Nossa equipe está preparada. Fizemos um trabalho muito bom nesta semana. O grupo está bem motivado. Sabemos das dificuldades de jogar no Couto Pereira, mas nós chegamos até aqui e agora temos que procurar fazer uma atuação brilhante".

header números e curiosidades (Foto: arte esporte)

* O Coritiba é dono do melhor ataque do Campeonato Paranaense, com 51 gols. O clube também tem o artilheiro: Alex, com 13. Já o Atlético-PR é o terceiro colocado no quesito, com 35 gols. Além do Coritiba, ele fica atrás do Londrina, que tem 44. O Coritiba tem a segunda melhor defesa da competição, com apenas 19 gols sofridos. Ele perde para o Londrina, que tem 15. Já o Atlético-PR tem a quarta melhor retaguarda, com 26 gols. Ele fica atrás de LEC, Coxa e Paraná Clube.

* No turno, os coxas-brancas somaram 27 pontos - com oito vitórias e três empates, 23 gols pró e quatro gols contra. Já no returno, os atleticanos fizeram 26 pontos - com oito vitórias, dois empates e uma derrota, 20 gols marcados e 13 gols sofridos.

header último confronto v2

A última partida entre as duas equipes ainda estão fresca na memória de jogadores, técnicos e torcedores. O embate foi no domingo passado, pela primeira partida da final do Paranaense 2013.

O clássico foi disputado do início ao fim e terminou empatado em 2 a 2. O Coxa foi o primeiro a balançar as redes, após bom cruzamento de Robinho, com apenas quatro minutos de jogo. Aos 12 do primeiro tempo, o atacante Crislan cruzou na área, mas Patric desviou contra o próprio patrimônio. Empate atleticano.

A virada aconteceu no segundo tempo. Zezinho cobrou escanteio. Hernani, meio desajeitado, acertou o ângulo direito do goleiro Vanderlei. Mas o meia-atacante Geraldo garantiu o empate ao acertar um chute de bico, com 40 minutos da etapa final.