quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Dupla da casa e entrosada: Manoel e Cleberson se destacam pelo Furacão

Zagueiro Manoel, do Atlético-PR, contra o Avaí (Foto: Gustavo Oliveira/Site Oficial do Atlético-PR)Camisa 3 e capitão, Manoel é titular há três anos
(Foto: Gustavo Oliveira/Site Oficial do Atlético-PR)

Manoel não é um veterano. Muito pelo contrário. Ele tem apenas 22 anos. O camisa 3 rubro-negro, porém, é titular desde o segundo semestre de 2009. Três anos após a estreia no time profissional - com derrota por 4 a 1 para o Grêmio, no Estádio Olímpico - o defensor é o líder do time que tenta retornar à elite nacional. Com número recorde de jogos na temporada (são 51 partidas) e faixa de capitão, ele tem um novo companheiro na zaga: o jovem Cleberson. Também prata-da-casa, o camisa 4 está no principal há apenas cinco meses, mas ele já tem 28 partidas pelo Atlético-PR.

Juntos, eles são responsáveis pelo paredão rubro-negro. O Furacão tem a melhor defesa da Série B do Campeonato Brasileiro, com apenas 24 gols sofridos em 26 partidas. Mais experiente da dupla, Manoel cita antigos companheiros de zaga - como Rhodolfo (hoje no São Paulo), Rafael Santos (do XV de Piracicaba) e Gustavo Lazarreti (da Ponte Preta) - elogia Cleberson e garante que tenta passar experiência para ele.

- O Cleberson é um jogador que se dedica bastante, que procura ouvir e que tem um futuro brilhante pela frente. A gente procura ajudar. Já joguei com vários jogadores, como Rhodolfo, Rafael e o Gustavo, que são mais experientes e me passaram experiência. Então, hoje, eu procuro conversar com ele, "faz isso, faz aquillo".

Volante Cleberson, do Atlético-PR, contra o ASA (Foto: Cleber Yamaguchi/Site oficial do Atlético-PR)Volante Cleberson tem 28 jogos na temporada (Foto: Cleber Yamaguchi/Site oficial do Atlético-PR)

A dupla de pratas-da-casa busca um título para entrar para a história atleticana. O objetivo atual é a taça da Série B. O Furacão, sexto colocado, tem 46 pontos. E o Vitória, líder, tem 57. Apesar da distância, Manoel mostra confiança, cita os confrontos diretos e destaca a força do grupo:

- Tenho o objetivo de ser campeão pelo Atlético, e a gente almeja ser campeão da Série B. Não está dificíl, porque tem confronto direto ainda, faltam 12 rodadas. A gente está tranquilo, procurando trabalhar e fazer o melhor, jogar cada jogo como se fosse o último. O time está bem, tem treinado e está concentrado. Estamos focados.

O Furacão, agora, tenta entrar no G-4 da competição. Para tanto, além de vencer, o Rubro-Negro precisa torcer contra Goiás (que visita o Guaratinguetá) e São Caetano (que encara o Paraná Clube). Os concorrentes entram em campo na noite de sexta-feira.

- Vamos torcer, mas vamos fazer a nossa parte. Temos confrontos diretos ainda. Claro que vamos ver o jogo e torcer, mas temos que fazer, primeiro, a nossa obrigação.

O Furacão de Manoel e Cleberson encara o Bragantino no sábado, às 16h (horário de Brasília), no Estádio Nabi Abi Chedid, no interior paulista.