terça-feira, 2 de outubro de 2012

Atlético-PR tem o melhor ataque do returno da Série B, mas defesa piora

Atacante Marcelo, do Atlético-PR, comemora gol (Foto: Sérgio Tavares Filho/GLOBOESPORTE.COM)Ataque rubro-negro melhora: 19 gols em oito jogos
(Foto: Sérgio Tavares Filho/GLOBOESPORTE.COM)

O Atlético-PR é dono do melhor ataque do returno da Série B do Campeonato Brasileiro. Mas, agora, a defesa - antigo ponto forte do time - está pior.

Por um lado, o Furacão soma 19 gols nas oito partidas do segundo turno - à frente, por exemplo, do líder Vitória (12) e do vice-líder Criciúma (13). Com mais quatro gols, a equipe já iguala o número de todo o primeiro turno: 23.

A defesa, por outro lado, apresenta uma queda de rendimento. No turno, 16 gols sofridos em 19 jogos, o que representa média inferior a um por partida (0,84). No segundo turno, porém, já são 10 gols levados em oito duelos, ou seja, média superior a um por jogo (1,25).

Com a mudança no panorama, o setor ofensivo - que era o 12° melhor no turno - já é o sexto com mais gols marcados em toda a competição. E a defesa - que era a mais eficiente - agora fica atrás do Joinville (25 gols sofridos) e empata com Guarani (26).

O comentarista Cristian Toledo, da Rádio 98 FM e do Blog Futebol Mutante, explica a melhora do ataque pelo entrosamento do setor e a piora da defesa justamente pelo motivo contrário: as constantes mudanças.

- Na defesa, a explicação é, principalmente, a ausência do Manoel. Ela mudou muito no segundo turno, ora com o Naldo, ora com o Luiz Alberto. Já o ataque teve continuidade. Tirando o último jogo (derrota para o Bragantino, no sábado), ele não mudou. Ou seja, o que faltou para a defesa, teve no ataque: continuidade.

O setor ofensivo teve, em quase todos os oito jogos do returno, os meias Henrique e Elias e os atacantes Marcelo e Marcão. O próximo compromisso do Atlético-PR - e a chance para ele melhorar os números - é contra o América-MG, às 14h (horário de Brasília) de sábado, no Ecoestádio Janguitão, pela 28ª rodada da Série B.