quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Comitiva da Fifa avalia Arena e vota contra estacionamento subterrâneo

Craque do Futuro - 29/01/2013 - 17:12 Curitiba (PR)

Confira o andamento das obras nos estádios da Copa 2014 (Foto: Divulgação/CBF)
Arena da Baixada foi vistoriada na manhã desta terça (Foto: Divulgação/CBF)

A delegação da Fifa, composta por cerca de quarenta técnicos, se reuniu no Salão de Atos do Parque Barigui e, na manhã desta terça-feira, seguiu para a Arena da Baixada. O motivo: avaliar as estruturas provisórias previstas nas adaptações do estádio, visando sediar partidas da Copa do Mundo de 2014. Essas estruturas, criadas especificamente para os jogos e que devem ser desmontadas, acomodarão cerca de três mil jornalistas ao longo do Mundial. Na inspeção, o grupo encontrou um problema. Trata-se do estacionamento subterrâneo, que foi proibido pela Fifa.

Segundo o secretário estadual da Copa, Mário Celso Cunha, soluções já estão sendo pensadas para criar-se uma alternativa do estacionamento.

- O Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba) está cuidando melhor disso. Nós temos aqui algumas alternativas, como o estacionamento da UniCuritiba aqui perto. A Fifa pede que o estacionamento não seja subterrâneo por questões de segurança, mas isso ainda vai ser conversado mais para a frente. Temos uma boa área reservada que pode tem totais condições de segurança e pode ser negociada. Isso não é um impedimento para a preparação da Copa -, revelou o secretário, em entrevista à Rádio CBN.

Outra preocupação dos técnicos da Fifa, de acordo com o secretário municipal de urbanismo, Reginaldo Cordeiro, é em relação à estrutura metálica da nova Baixada.

- Os pontos críticos são as estruturas que vão servir de base, de apoio para a cobertura, e que têm a ver com o teto retrátil, pensado em função do clima de Curitiba, úmido e frio. Essa parte é a mais demorada, mas está em plenas condições de ser completada. Caso não consigamos terminar em 30 de novembro (data determinada pela Fifa), temos ainda um mês de prazo para dar os acabamentos finais, pra que a Fifa possa fazer as inspeções na Arena - ressaltou Cordeiro.

Após encerrar os trabalhos na capital paranaense, a comitiva segue ainda hoje para Porto Alegre. Por lá, fará a inspeção do estádio Beira-Rio e dará continuidade à checagem dos palcos do Mundial de 2014.