sábado, 1 de junho de 2013

'Desabrigados', Atlético-PR e Flamengo buscam primeira vitória

Arena Joinville, estádio do JEC (Foto: Divulgação / JEC)Times jogam na Arena Joinville, em Santa
Catarina (Foto: Divulgação / JEC)

Sem casa e sem vitórias, Atlético-PR e Flamengo se enfrentam neste sábado, às 16h20m (de Brasília), na Arena Joinville, em busca de vida nova no Brasileirão. Falar em pressão é precipitado após apenas duas rodadas disputadas, mas rubro-negros do Paraná e do Rio de Janeiro sabem que um triunfo é emergencial para chegar em boas condições na paralisação da competição para disputa da Copa das Confederações. A partida será realizada no interior de Santa Catarina, a cerca 120km de Curitiba, por conta de obras no gramado da Vila Capanema e a falta de iluminação artificial na Vila Olímpica do Boqueirão, locais onde o Furacão tem mandado seus jogos.

A situação expõe um problema comum a Flamengo e Atlético-PR. Com seus palcos tradicionais, o Maracanã e a Arena da Baixada, em obras por conta da Copa do Mundo de 2014, ambos ainda não têm previsão de quando poderão jogar propriamente em casa na competição. Alheios a este problema, Ricardo Drubscky e Jorginho tentam colocar suas equipes nos trilhos depois de início ruim no Brasileirão.

Do lado carioca, uma mudança em relação ao time derrotado pela Ponte Preta é fato: João Paulo substitui o lesionado Ramon. A escalação de Marcelo Moreno e Hernane juntos no ataque é uma outra possibilidade, ainda não confirmada. Diante da Macaca, a dupla não funcionou. Já o Furacão tem dois desfalques, e Drubscky deverá promover apenas uma alteração em relação ao 2 a 2 com o Cruzeiro: Jonas ganha vaga do machucado Léo. Para superar o Fla, o Atlético-PR tenta melhorar a pontaria. Nos dois primeiros jogos, os comandados de Ricardo Drubscky finalizaram 35 vezes e anotaram apenas três gols. Detalhe: apenas o zagueiro Manoel (duas vezes) e o lateral-esquerdo Pedro Botelho balançaram as redes no Brasileirão.

A TV Globo transmite a partida ao vivo para RJ, ES, Santos (SP), PR (menos Curitiba e Cascavel), Blumenau e Joinville (SC), PE, BA, CE, RN, AL, PB, SE, PI, Balsas (MA) e Regiões Norte e Centro-Oeste. O PremiereFC 4 também exibe o jogo, que será acompanhado pelo GLOBOESPORTE.COM em Tempo Real.

header as escalações 2

Atlético-PR: Ricardo Drubscky deve promover apenas uma mudança em relação ao empate com o Cruzeiro. Léo está vetado pelo departamento médico, e Jonas ganha a vaga na lateral direita. Everton, substituído no último jogo com dores musculares, está recuperado e confirmado no meio-campo. Com isso, o Furacão deve entrar com Weverton; Jonas, Manoel, Cleberson e Pedro Botelho; Deivid, João Paulo, Felipe e Everton; Ederson e Marcão.

Flamengo: Jorginho faz mistério sobre a equipe que entra em campo após a derrota por 2 a 0 para a Ponte Preta, quarta-feira. Uma mudança, porém, é certa: Ramon, lesionado, dá lugar a João Paulo na lateral esquerda. Já a principal dúvida está no ataque, onde Marcelo Moreno, Hernane e Rafinha brigam por duas vagas. A tendência é que o Fla entre em campo com Felipe, Léo Moura, Renato Santos, González e João Paulo; Luiz Antonio, Elias, Renato Abreu e Gabriel; Marcelo Moreno e Rafinha (Hernane).
quem esta fora (Foto: arte esporte)

Atlético-PR: o lateral-direito Léo, com lesão na coxa esquerda, e o meia Elias, que segue em recuperação de lesão no pé, estão vetados pelo departamento médico.

Flamengo: uma pancada sofrida no tornozelo direito diante da Ponte Preta tirou Ramon da partida. Sobre os relacionados para o jogo contra a Macaca, Diego Silva é outra ausência, mas por opção de Jorginho. Amaral volta a fazer parte da delegação.

header pendurados (Foto: ArteEsporte)

Atlético-PR: João Paulo.

Flamengo: ninguém.

header o árbitro (Foto: ArteEsporte)

Leandro Pedro Vuaden (Fifa/RS) apita a partida, auxiliado por Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Jose Antônio Chaves Franco Filho (RS). Leandro Vuaden arbitrou Corinthians x Botafogo, na primeira rodada, e marcou 45 faltas, aplicou quatro cartões amarelos, nenhum vermelho e não assinalou pênaltis. O campeonato tem média de 3,3 amarelos, 0,1 vermelho, 33,2 faltas e 0,2 pênalti.

header_estatisticas (Foto: arte esporte)

Atlético-PR: mesmo como mandante, o jogo é de alto risco para o Furacão. Sofreu 14 finalizações contra o Cruzeiro e, em casa, não conseguiu segurar uma vantagem de 2 a 0, apesar de Borges e Dagoberto terem sido substituídos. Na estreia, perdeu para o Fluminense por 2 a 1, no Rio. Em dois jogos, sofreu 26 finalizações. Desta vez, não vai ter o péssimo gramado da Vila Olímpica do Boqueirão para atrapalhar o adversário.

Flamengo: ainda não ter feito gol depois de duas partidas pelo Brasileirão esconde um pouco o fato de o Flamengo ter conseguido 31 finalizações em duas partidas. O problema até aqui foi que apenas oito foram no gol (e mais uma na trave). O retrospecto desse confronto em Brasileiros indica 13 vitórias do Atlético-PR e uma do Flamengo quando o mando foi dos paranaenses. A última vitória do Fla foi em 1974. O jogo será em Joinville, não em Curitiba, e se os atacantes do Flamengo acertarem a pontaria, poderá devolver as goleadas de 2003 (4 a 1), 2001 (4 a 0) ou pelo menos a derrota de 1991 (3 a 0).

header_na_historia (Foto: arte esporte)

Com 87.895 torcedores presentes no Maracanã, o Flamengo venceu o Atlético-PR por 2 a 0, no dia 25 de novembro de 2007, pela última rodada do Campeonato Brasileiro, e garantiu a classificação à Libertadores. O time contou com a ajuda do Sport, que venceu o Cruzeiro, rival na briga pela vaga. No fim, muita comemoração do time que chegou a estar ameaçado de rebaixamento, com direito até a réplica da famosa taça de bolinhas e a um “Feliz Natal” do natalino Joel Santana. Juan e Renato Augusto foram os autores dos gols da partida. Veja a ficha do jogo na Futpédia clicando aqui.