O Atlético-PR defende uma longa invencibilidade como mandante contra o Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro. O Furacão não perde para o clube carioca há 39 anos. Os paranaenses perderam em casa apenas uma vez: 2 a 1 para o Fla, com gols de Zico e Paulinho, em 1974. Os times jogaram mais 20 vezes no Paraná. O Atlético-PR tem ampla vantagem: 13 vitórias e sete empates. O Furacão, porém, defence a invencibilidade como mandante longe de casa. O jogo, marcado para 16h20m (horário de Brasília) deste sábado, será disputado na Arena Joinville, em Santa Catarina.
No último duelo com mando do Rubro-Negro paranaense, os times ficaram no 1 a 1. Madson, para o Atlético-PR, e Deivid (hoje no Coritiba), para o Flamengo, marcaram os gols, em jogo disputado na Arena da Baixada, em 2011. Naquele mesmo ano, os cariocas venceram o Furacão na Arena, mas pela Copa Sulamericana: 1 a 0, com gol de Ronaldinho Gaúcho. Na ocasião, o Atlético-PR, que lutava contra o rebaixamento no Brasileirão, teve um time reserva.
Furacão de Marcelo defende invencibilidade de 39 anos (Foto: Huerle Andrey/Agância Estado)
No ano anterior, em 2010, os paranaenses - com Manoel, Paulo Baier e Marcelo entre os titulares - venceram por 1 a 0, na Arena da Baixada.
Ao todo, entre jogos do Brasileirão no Paraná e no Rio de Janeiro, o Atlético-PR também leva vantagem, mas com mais equilíbrio. São 34 jogos na história do confronto, com 15 vitórias do Atlético-PR, 12 dos cariocas e sete empates.
O jogo entre os clubes, pela terceira rodada, será na Arena Joinville porque as duas "casas" do Atlético-PR em 2013 não têm condições de recebê-lo. A Vila Capanema pela reforma do gramado, que deverá ser concluída apenas na próxima semana. E a Vila Olímpica do Boqueirão pela falta de iluminação artificial. A Arena da Baixada, que está em obras para a Copa do Mundo de 2014, vai reabrir apenas no começo do ano que vem. O GLOBOESPORTE.COM acompanha o duelo em Tempo Real, com vídeos dos principais lances, a partir de 15h50m.