quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Atlético-PR empresta dois atacantes em troca de jovem do América-RN

Tiago Adan comemora o gol do Atlético-PR sobre o ABC (Foto: Cleber Yamaguchi/Site oficial do Atlético-PR)Tiago Adan e Taiberson vão para o América-RN
(Foto: Cleber Yamaguchi/Site oficial do Atlético-PR)

O Atlético-PR negocia a troca de dois atacantes por um jovem zagueiro do América-RN. O Rubro-Negro deve emprestar Taiberson e Tiago Adan para o clube de Natal até novembro. Por outro lado, o Mecão vende o zagueiro Júnior, de apenas 17 anos. Se confirmada a transação, o defensor assina contrato de três anos com o time paranaense.

Até novembro, o Furacão vai pagar os salários de Taiberson e Tiago Adan. Com o pagamento, o clube paranaense adquire 70% dos direitos de Júnior.

Taiberson, de 19 anos, e Tiago Adan, de 24, não eram titulares absolutos do time que disputa o Campeonato Paranaense. O primeiro, prata-da-casa, soma 15 partidas com a camisa rubro-negra - sendo cinco em 2013, todas entrando no intervalo ou durante o segundo tempo. Já Tiago, que tem passagem por Náutico, São Bento, Caxias, Astra Ploiesti-BEL e Arapongas, soma 16 jogos pelo clube - sendo três na atual temporada, todas como titular.

Já o zagueiro Júnior era destaque nas categorias de base do América-RN. Quando tinha 16 anos, por exemplo, ele já atuava pelo time sub-20. Nos últimos dias, ele vinha treinando com o grupo principal. O jogador deve ficar no Furacão até 2016. No Atlético-PR, ele pode integrar o grupo que disputa o estadual ou ficar no sub-18.



Felipe Gomes da Silva apita a decisão entre Londrina e Coritiba no domingo

A Federação Paranaense de Futebol (FPP) divulgou a escala de arbitragem para a última rodada do primeiro turno do Campeonato Paranaense 2013. Os jogos começam no sábado com Atlético-PR x Operário-PR, às 15h30, com o árbitro Adriano Milczvski.

No domingo, a disputa da final do primeiro turno entre Londrina x Coritiba será apitada por Felipe Gomes da Silva, que foi o árbitro de três partidas no Paranaense:  JMalucelli 2x1 Arapongas, na terceira rodada, Paraná 0x0 Coritiba, na quinta rodada, e Operário-PR 0x1 Londrina, na oitava rodada.

Confira os árbitros de toda a rodada

Sábado
15h30 Atlético-PR x Operário-PR, no Ecoestádio Janguito Malucelli
Árbitro: Adriano Milczvski
Assistente 1: Jefferson Cleiton Piva da Silva
Assistente 2: Bruno José Ferreira

Domingo
Toledo x JMalucelli, estádio Municipal 14 de dezembro
Árbitro: Antônio Denival de Morais
Assistente 1: Rafael Trombeta
Assistente 2: Sidney Pedro da Silva

Londrina x Coritiba, no Estádio do Café
Árbitro: Felipe Gomes da Silva
Assistente 1: Moisés Aparecido de Souza
Assistente 2: Adair Carlos Mondini

Paraná x Paranavaí, na Vila Capanema
Árbitro: Leonadro Sigari Zanon
Assistente 1: Daniel Cotrim de Carvalho
Assistente 2: Wesley Waldir Marmitt

Rio Branco-PR x Arapongas, no estádio Fernando Farah
Árbitro: Eduardo Elias Melek
Assistente 1: Diogo Morais
Assistente 2: Rafael Dias de Melo

Nacional-PR x Cianorte, no estádio Erick Georg
Árbitro: Antônio Valdir dos Santos
Assistente 1: Victor Hugo Imazu dos Santos
Assistente 2: Fabio Gazarini Silva



Recuperado de lesão, zagueiro Naldo renova com o Atlético-PR até maio

Zagueiro Naldo, do Atlético-PR, contra o Ipatinga (Foto: Gustavo Oliveira/Site oficial do Atlético-PR)Zagueiro Naldo fica no Furacão até 1° de maio
(Foto: Gustavo Oliveira/Site oficial do Atlético-PR)

O zagueiro Naldo renovou contrato com o Atlético-PR até o dia 1° de maio. Presente em quatro jogos na Série B do Campeonato Brasileiro, no ano passado, o jogador de 23 anos pode integrar o elenco que disputa o estadual, formado por jovens e comandado por Arthur Bernardes.

Mesmo sem contrato desde novembro de 2012, Naldo - que tem passagem por Vitória da Conquista e Volta Redonda - tratava a lesão do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo no CT do Caju. Ele voltou aos treinos na semana passada e falou sobre a expectativa para reestrear:

- Não tem como não ficar ansioso em voltar. É ruim você ficar parado, sem poder jogar. Mas é preciso ter paciência e fazer as coisas da maneira correta para voltar 100% bem. Logo estarei de volta ao campo para fazer as atividades com o restante do elenco e ganhar novamente a confiança do treinador - afirmou, em entrevista exclusiva ao site oficial.



Vitória do Londrina dá título do turno, vaga na Série D e Copa do Brasil 2014

O Londrina pode conquistar, com uma vitória sobre o Coritiba, quatro objetivos: o título do primeiro turno, um lugar na final do Campeonato Paranaense, a classificação para Copa do Brasil de 2014 e também uma das duas vagas na Série D do Campeonato Brasileiro de 2013.

O regulamento do estadual prevê que o melhor time na classificação geral (sem considerar Atlético-PR, Coritiba e Paraná Clube) dispute as competições nacionais. Porém, com os três pontos no jogo de domingo, o Tubarão venceria o turno e seria, pelo menos, vice-campeão paranaense. Ou seja, ele já garantiria vaga na Série D. Para ir também para a Copa do Brasil, o Londrina precisaria ser campeão estadual ou torcer para que outro time do interior não chegue à decisão.

- Se  o Londrina for campeão do primeiro turno, ele garante vaga na Série D. Ele também fica perto da classificação para a Copa do Brasil. A única exceção é se outro time do interior for campeão do returno e ganhar do Londrina na decisão. Aí a vaga na Copa do Brasil ficaria com o outro clube - explica o vice-presidente da FPF (Federação Paranaense de Futebol), Amilton Stival.

Londrina vence o JMalucelli no Ecoestádio Janguito (Foto: Fernando Freire)Londrina pode garantir vaga na Série D e ficar perto da Copa do Brasil (Foto: Fernando Freire)

Copa do Brasil e Série D

Os clubes paranaenses têm direito a quatro vagas na Copa do Brasil. Em 2013, por exemplo, Atlético-PR, Coritiba, Paraná Clube e Arapongas vão disputar a competição. Para o próximo ano, Furacão, Coxa e Tricolor têm classificação garantida pelo ranking da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O melhor time do interior conquista a outra vaga.

Já na Série D, o estado conta com duas vagas. No ano passado, Arapongas e Cianorte foram os representantes paranaenses. Para 2013, a ideia da CBF era organizar o campeonato com 32 clubes - o Leão do Vale teria direito a uma vaga por ter sido o quinto colocado na última edição. A Confederação, porém, pode manter o formato com 40 times. O Cianorte não teria a classificação garantida para a Série D, e as duas vagas ficariam com os melhores colocados no Campeonato Paranaense.



'Novo Neymar', Jean Chera aparece no BID e pode estrear pelo Furacão

O meia-atacante Jean Chera teve o nome publicado no BID (Boletim Informativo Diário) e já pode estrear com a camisa rubro-negra. Apelidado de o "novo Neymar" no início da carreira, o jogador deve integrar o elenco que disputa o Campeonato Paranaense, formado por jovens e comandado por Arthur Bernardes. Com isso, ele pode jogar já contra o Operário-PR, às 15h30m (horário de Brasília) de sábado, no Ecoestádio Janguito, pela 11ª e última rodada do primeiro turno do Campeonato Paranaense.

O contrato de Jean Chera com o Furacão vai até 18 de maio de 2013. Antes de desembarcar no CT do Caju, ele teve passagem por Santos, Genoa-ITA e Flamengo. Revelação do Peixe, ele ainda tenta destacar-se entre os profissionais. O jogador de apenas 17 anos teve atuações apagadas no futebol italiano e nas categorias de base do Rubro-Negro carioca.

Meia-atacante Jean Chera no Atlético-PR (Foto: Reprodução/Instagram)Meia-atacante já pode estrear com a camisa rubro-negra (Foto: Reprodução/Instagram)

Se ficar mesmo no grupo sub-23, Jean Chera terá a concorrência de outros oito jogadores: Douglas Coutinho, Edigar Junio, Gustavo Marmentini, Júnior Barros, Lucas Dantas, Pablo, Taiberson e Tiago Adan.



Goleiro Santos quer vitória para ganhar moral e diminuir cobrança

Goleiro Santos, do Atlético-PR (Foto: Site oficial de Atlético-PR/Divulgação)Goleiro Santos: titular nos dez jogos do ano
(Foto: Site oficial de Atlético-PR/Divulgação)

Santos tem moral com a torcida rubro-negra. Quando o time é criticado, o camisa 1 é um dos poucos jogadores poupados. Titular em todas as dez partidas do Furacão no ano, o prata-da-casa admite que a cobrança sobre a equipe é grande, principalmente pela situação na tabela - ela ocupa o nono lugar, apenas três pontos à frente da zona de rebaixamento.

- A cobrança, claro, é bem maior, pela posição na tabela. A cobrança é grande, mas estamos bem confiantes para o próximo jogo - afirma o goleiro, em entrevista exclusiva ao site oficial.

O próximo compromisso do Rubro-Negro é contra o Operário-PR. O duelo, válido pela 11ª e última rodada do primeiro turno, está marcado para 15h30m (horário de Brasília) de sábado, no Ecoestádio Janguito. Se vencer, o Atlético-PR pode subir até duas posições e ganhar moral para o returno:

- Não só eu, mas o grupo inteiro tem que dar o máximo. Precisamos da vitória. Estamos em nono (lugar) na tabela e precisamos sair dali, para começar o segundo turno muito bem. Depois, temos que chegar na primeira rodada do segundo turno ganhando, para nos dar moral e pegar uma sequência boa.

Com Santos no gol, o Furacão deve ter, no domingo, Léo, Erwin (Diego Ivo), Bruno Costa e Heracles; Renan Foguinho, Manteiga, Hernani e Zezinho (Harrison); Douglas Coutinho e Taiberson (Tiago Adan). Com 11 pontos, o Furacão fica à frente apenas de Rio Branco-PR, Cianorte e Nacional-PR. Se conquistar os três pontos, além do Operário-PR, ele pode ultrapassar o Toledo - que recebe o JMalucelli no domingo. Para conferir a tabela completa, clique aqui.



Ricardo Drubscky tenta recuperar Ciro, 'deus' no início da carreira

O atacante Ciro era, no início da carreira, apontado como uma das principais revelações do futebol brasileiro. Destaque no Sport, o jogador chamava atenção pelos gols - sendo, por exemplo, artilheiro do Campeonato Pernambucano de 2009, com 14 gols. Depois de quatro anos e passagens apagadas por Fluminense e Bahia, porém, Ciro ainda tenta corresponder às expectativas iniciais.

O atacante luta para reencontrar o caminho das redes no Atlético-PR. Para isso, ele conta com apoio de Ricardo Drubscky. O técnico rubro-negro, "vítima" do jogador quando comandava o Ipatinga, lembra que Ciro era considerado um "deus" e fala da pressão sobre o jogador:

- Muitos jovens talentos surgem no futebol de maneira avassaladora, cria-se uma expectativa grande. Eu era treinador do Ipatinga quando ele estreou no Sport, fez um gol e sofreu um pênalti. Perdemos de 3 a 0. Ali, criou-se uma expectativa sobre um menino que tinha 18 anos. Ele chorou, deu entrevista que a vida dele estava começando. Ali, ele virou deus por um momento. Depois de um ano e pouco, ele já não era mais jogador do Sport. Depois ele vai para um clube aqui, outro clube ali. É uma história que se repete - afirma Ricardo Drubscky em entrevista ao site oficial.

Ciro gol Sport x Portuguesa (Foto: Ag. Estado)Ricardo Drubscky quer recuperar futebol do atacante Ciro (Foto: Ag. Estado)

O técnico do Atlético-PR promete dar atenção ao atacante Ciro. O objetivo de Ricardo Drubscky é "potencializar as qualidades" do jogador:

- Aí ele cai em nossas mãos. É um menino que precisa de atenção, que tem talento, tem muitas qualidades, e vamos ver se a gente consegue potencializar essas qualidades dentro dessa ideia de jogo, dentro do grupo. Vamos ver se a gente consegue canalizar essa força toda para que ele realmente consiga confirmar toda a expectativa que se criou sobre ele aqui no Atlético Paranaense - completa Ricardo Drubscky, também ao site oficial.



Resultados de quarta na Libertadores, Copa do Brasil e em 14 estaduais

28/02/2013 00h10 - Atualizado em 28/02/2013 00h18

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2013 (fase de grupos - 2ª e 3ª rodadas)
Barcelona-EQU 1 x 2 Boca Juniors CRÔNICA
Corinthians 2 x 0 Millonarios-COL CRÔNICA
Huachipato-CHI 1 x 2 Fluminense CRÔNICA
Deportes Iquique-CHI 2 x 0 Emelec-EQU CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
COPA DO BRASIL 2013 (fase preliminar - jogo de ida)
Atlético Acreano 1 x 1 Desportiva Ferroviária CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PAULISTA SÉRIE A2 2013 (primeira fase - 11ª rodada)
Monte Azul 1 x 1 Santacruzense CRÔNICA
Grêmio Osasco 2 x 3 Santo André CRÔNICA
Audax São Paulo 2 x 1 Juventus-SP CRÔNICA
Capivariano 1 x 0 São Carlos-SP CRÔNICA
RB Brasil 1 x 0 Portuguesa CRÔNICA
Velo Clube 1 x 0 Noroeste CRÔNICA
Ferroviária 4 x 0 Rio Branco-SP CRÔNICA
Catanduvense 0 x 0 Rio Claro CRÔNICA
Guaratinguetá 3 x 1 Grêmio Barueri CRÔNICA
São José-SP 0 x 0 Comercial-SP CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PAULISTA SÉRIE A3 2013 (primeira fase - 8ª rodada)
Rio Preto 1 x 0 Itapirense CRÔNICA
Palmeiras B 1 x 3 Joseense CRÔNICA
Taubaté 2 x 0 América-SP CRÔNICA
Sertãozinho 1 x 0 União São João CRÔNICA
Inter de Limeira 1 x 0 Votuporanguense CRÔNICA
São Bento 1 x 0 Batatais CRÔNICA
Marília 2 x 0 Flamengo-SP CRÔNICA
Francana 1 x 0 Guaçuano CRÔNICA
Barretos 1 x 0 Grêmio Novorizontino CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO MINEIRO MÓDULO 2 2013 (primeira fase - 3ª rodada)
Democrata SL 2 x 0 URT CRÔNICA
Patrocinense 1 x 0 Uberlândia CRÔNICA
Mamoré 1 x 1 Uberaba  
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO BAIANO 2013 (primeira fase - 7ª rodada)
Fluminense-BA 0 x 1 Juazeirense CRÔNICA
Vitória da Conquista 3 x 0 Jacuipense CRÔNICA
Atlético-BA 2 x 1 Botafogo-BA CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PERNAMBUCANO 2013 (segundo turno - 2ª rodada)
Sport 3 x 2 Serra Talhada CRÔNICA
Chã Grande 1 x 1 Ypiranga-PE CRÔNICA
Porto 2 x 1 Salgueiro CRÔNICA
Petrolina 2 x 1 Central CRÔNICA
Pesqueira 3 x 2 Náutico CRÔNICA
Belo Jardim 1 x 2 Santa Cruz CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato cearense 2013 (primeira fase - 12ª e 17ª rodadas)
Tiradentes 3 x 0 Crato CRÔNICA
Ferroviário 7 x 2 São Benedito CRÔNICA
Guarany de Sobral 1 x 0 Guarani de Juazeiro CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO POTIGUAR 2013 (primeira fase - 14ª rodada)
Palmeira-RN 2 x 1 Baraúnas CRÔNICA
Potiguar de Mossoró 1 x 1 Alecrim CRÔNICA
Assu 2 x 1 Potyguar CN CRÔNICA
Santa Cruz-RN 3 x 1 Corintians-RN CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
OBS.: O Santa Cruz-RN está classificado para Copa do Brasil. Já o Potyguar CN está rebaixado.
CAMPEONATO ALAGOANO 2013 (primeira fase - 13ª rodada)
CSE 1 x 1 Sport Atalaia CRÔNICA
CSA 1 x 2 Comercial-AL CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO SERGIPANO 2013 (segunda fase - 3ª rodada)
Sergipe 3 x 0 América-SE CRÔNICA
Estanciano 0 x 1 Lagarto  
Itabaiana 2 x 2 Confiança CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato sul-mato-grossense 2013 (primeira fase - 9ª rodada)
Maracaju 1 x 3 CENE CRÔNICA
Aquidauanense 3 x 0 Misto CRÔNICA
Itaporã 6 x 0 Corumbaense CRÔNICA
Comercial-MS 5 x 1 Serc CRÔNICA
Sete de Dourados 2 x 0 Urso CRÔNICA
Naviraiense 0 x 1 Ivinhema CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato capixaba 2013 (primeira fase - 6ª rodada)
Vitória 1 x 1 Real Noroeste CRÔNICA
Rio Branco-ES 2 x 0 Linhares CRÔNICA
Estrela do Norte 2 x 1 Espírito Santo CRÔNICA
Conilon 4 x 0 São Mateus CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato capixaba série b 2013 (primeira fase - 3ª rodada)
Vilavelhense 0 x 1 Tupy-ES CRÔNICA
GEL 2 x 3 Colatina CRÔNICA
Castelo 2 x 1 Esse CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato amazonense 2013 (taça estado do amazonas - 3ª rodada)
Sul América 2 x 2 São Raimundo  
Rio Negro 1 x 0 Princesa do Solimões CRÔNICA
Penarol 7 x 1 Tarumã  
Holanda 1 x 3 Iranduba  
VEJA A TABELA COMPLET
CAMPEONATO PIAUIENSE 2013 (PRIMEIRA FASE - 3ª RODADA)
Cori-Sabbá 2 x 2 Piauí CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato CATARINENSE 2013 (PRIMEIRO TURNO - 5ª RODADA)
Guarani de Palhoça 3 x 3 Avaí CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Atlético-PR busca mais 'dois ou três' reforços, diz Ricardo Drubscky

Treze reforços já foram contratados pelo Atlético-PR para a temporada de 2013, e a lista deve aumentar. Sem citar posições, Ricardo Drubscky revela que "dois ou três jogadores serão contratados". O comandante rubro-negro comenta que, com os novos jogadores, o plantel "estará mais encorpado" para a Copa do Brasil, que começa em abril, e para Campeonato Brasileiro, que tem início marcado para maio:

- Dois ou três jogadores serão contratados. Então, com certeza, o nosso elenco estará mais encorpado, mais forte para as competições nacionais - afirmou Ricardo Drubscky em entrevista exclusiva ao site oficial.

Ricardo Drubscky, técnico do Atlético-PR (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)Técnico promete 'grupo mais encorpado' a partir de abril (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)

A lista de reforços do Rubro-Negro para 2013 já tem treze nomes: os laterais-direito Arílton e Léo, o zagueiro Diego Ivo, o lateral-esquerdo Myller Alves, os volantes Elivélton e Manteiga, os meias Everton, Fran Mérida, Jean Chera e Maranhão e os atacantes Ciro, Crislan e Lucas Dantas.

O lateral-direito Jonas - que, segundo a jornalista Nadja Mauad, do Blog da Nadja - já treina no CT do Caju pode ser um dos novos reforços. Ele tem passagem por Coritiba e Vasco. E o meia-atacante Nikão, que ainda aguarda a liberação do Atlético-MG, pode ser outro. No ano passado, ele estava na Ponte Preta.



Recuperados, Zezinho e Tiago Adan já treinam com o grupo atleticano

Arthur Bernardes conta com três retornos para armar o time atleticano que recebe o Operário-PR às 15h30m (horário de Brasília) de sábado, no Ecoestádio Janguito, pela 11ª e última rodada do primeiro turno do Campeonato Paranaense.

O meio-campo Zezinho e o atacante Tiago Adan estão recuperados de lesões e liberados pelo departamento médico. Eles já treinam normalmente com o grupo e podem voltar ao time. Zezinho disputa posição com Harrison, e Tiago Adan briga com Júnior Barros, Pablo e Taiberson por uma vaga no ataque. Além deles, o zagueiro Erwin também pode voltar à equipe diante do Fantasma. Depois de cumprir suspensão no clássico Atletiba, ele concorre com Diego Ivo pela camisa 3.

Zezinho, meio-campo do Atlético-PR (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)Zezinho pode voltar ao time atleticano no sábado (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)

Com as novidades, um provável Furacão para sábado tem, no 4-4-2, Santos; Léo, Erwin (Diego Ivo), Bruno Costa e Heracles; Renan Foguinho, Manteiga, Hernani e Zezinho (Harrison); Douglas Coutinho e Taiberson (Tiago Adan).

Depois de um treino na manhã desta quarta-feira, Arthur Bernardes comanda dois treinos na quinta-feira e outro na manhã de sexta-feira. O jogo do Atlético-PR contra o Operário-PR está marcado para 15h30m de sábado, no Ecoestádio Janguito. O Furacão é o nono colocado, com 11 pontos em 10 jogos. São duas vitórias, cinco empates e três derrotas, 10 gols pró e 11 gols contra.



Cleberson trata lesão na coxa no CT do Caju: 'Quero voltar o quanto antes'

Machucado, Cleberson está em recuperação no CT do Caju. Fora do jogo-treino contra o Figueirense, na terça-feira, o volante trata uma lesão na coxa esquerda. O jogador de 20 anos já treina fisicamente e espera voltar aos trabalhos com o grupo "o quanto antes".  Presente em oito dos dez amistosos do time principal durante a pré-temporada, Cleberson fala sobre a recuperação:

- Infelizmente, sofri uma lesão e atrapalhou a sequência da pré-temporada, me tirando desse jogo-treino, que é importante para a gente. Mas já estou voltando a trabalhar a parte física e quero treinar com o grupo o quanto antes - afirmou Cleberson, através da assessoria de imprensa.

Cleberson comemora o gol do Atlético-PR contra o Paraná (Foto: Divulgação/Site oficial do Atlético-PR)Cleberson: em recuperação de lesão na coxa (Foto: Divulgação/Site oficial do Atlético-PR)

Sem Cleberson, a zaga atleticana teve Manoel e Luiz Alberto no Estádio Orlando Scarpelli. Depois, o técnico Ricardo Drubscky trocou Manoel por Erwin. Além deles, o clube conta com outros sete zagueiros. Bruno Costa, Danrlei, Diego Ivo, Jamerson e Rafael Zuchi estão no grupo que disputa o estadual. Renato Chaves recupera-se de lesão. E Léo Pereira está com a Seleção Brasileira sub-17, que prepara-se para o Campeonato Sul-Americano da categoria.



quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Internautas preferem o Brasileirão com clássicos na última rodada

Em reunião na segunda-feira, dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro, 11 votaram pela mudança na tabela do torneio, tirando os clássicos da última rodada. No entanto, os internautas que visitaram o site do reprovaram a medida em massa: 87,39% dos votos foram contra a decisão.

Clique aqui e veja o resultado final da votação

Para o jornalista Sidney Garambone, da TV Globo, com menos clássicos nas rodadas decisivas, aumentam os riscos de partidas "entregadas", ou seja, que uma equipe entre em campo sem buscar a vitória, tentando prejudicar outro clube, na luta por título, vaga na Libertadores ou contra o rebaixamento.

- É ruim, espero que mantenham pelo menos alguns clássicos. O risco de "entrega" aumentou, e o que me assusta é que os dirigentes dos clubes concordaram. Parece que eles gostam da possibilidade de "entregar" o jogo. Você faz uma coisa para evitar um problema e eles revertem, é porque não se incomodam. Parece que só os torcedores se incomodam - disse o jornalista.

marcos junior renato silva fluminense x vasco (Foto: Nelson Perez/Flick Fluminense F.C.)Em 2012, Flu já era campeão e encerrou o Brasileirão contra o Vasco (Foto: Nelson Perez/Flick Fluminense F.C.)

Sidney Garambone não acredita que, mesmo nas cidades que teriam dois clássicos no mesmo dia, as duas partidas deveriam acontecer com segurança, em grandes palcos.

- Isso é falência da sociedade. No fim do ano, no Rio de Janeiro, por exemplo, teremos o Engenhão e o Maracanã. Poderia fazer os dois jogos tranquilamente. Se a sociedade não consegue manter duas partidas de futebol ao mesmo tempo, não é mais uma sociedade, é barbárie. É culpa de todo mundo: polícia, torcedores, dirigentes.

Somente duas edições do Brasileirão tiveram seus clássicos estaduais na sua última rodada. Em 2011, o Corinthians conquistou o título contra o Palmeiras, empatando por 0 a 0. No ano seguinte, o Fluminense já tinha conquistado o Campeonato Brasileiro com três rodadas de antecedência.

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Libertadores, Estaduais e Superliga: veja o que acontece em Tempo Real

Tite no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Tite terá estádio vazio em jogo do Timão
Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

A quarta-feira do GLOBOESPORTE.COM conta com Tempos Reais dos jogos da Taça Libertadores, além das emoções dos Estaduais por todo o Brasil. Às 22h (de Brasília), pelo torneio continental, o Corinthians recebe o Millonarios em um Pacaembu vazio, por canta da punição da Conmebol pelo incidente em Oruro (Bolívia), que causou a morte do torcedor Kevin Espada, de 14 anos, no empate por 1 a 1 com o San José. No mesmo horário, o Fluminense tenta se recuperar da derrota por 3 a 0 para o Grêmio e visita o Huachipato. Na quinta, é a vez de Palmeiras e São Paulo encararem compromissos pela segunda rodada.

O dia começa com mais uma transmissão ao vivo do Campeonato Capixaba, às 15h com Rio Branco-ES e Linhares se enfrentando e tentando chegar mais perto da zona de classificação. Atlético-AC e Desportiva Ferroviária entram em campo para decidir uma vaga na Copa do Brasil às 20h. Pelo Pernambucano, Sport, Náutico e Santa Cruz entram em campo pela segunda rodada do segundo turno; o Avaí enfrenta o Guarani de Palhoça pelo Catarinense; o Ferroviário recebe o São Benedito no Cearense; CSA x Comercial-AL pelo Alagoano; Sergipe x América-SE e Itabaiana x Confiança no Sergipano: todos os jogos com Tempo Real.

A Superliga feminina de vôlei, que está nas quartas de final, tem às 18h30m o duelo entre Campinas e Pinheiros. O mata-mata tem sequência na sexta, com Minas x Osasco e Praia Clube x Sesi-SP. E também na sexta, o primeiro evento do Jogo das Estrelas do NBB, com Desafio de Habilidades, Torneio de 3 Pontos e Torneio de Enterradas, com os principais craques do basquete masculino. E nas manhãs de quinta e sexta-feiras, confira o que acontece nos treinos de Barcelona pela Fórmula 1.

Confira a programação de quarta a sexta (horários de Brasília):

Header_materia_TEMPO-REAL (Foto: infoesporte)

QUARTA, 27/02

15h Rio Branco-ES x Linhares (Campeonato Capixaba) - TRANSMISSÃO AO VIVO

16h45m Middlesbrough x Chelsea (Copa da Inglaterra)

18h30m Campinas x Pinheiros (Superliga feminina de vôlei) - com vídeos

19h30m Guarani de Palhoça x Avaí (Campeonato Catarinense) - com vídeos

20h Atlético-AC x Desportiva Ferroviária (Copa do Brasil)

20h Sport x Serra Talhada (Campeonato Pernambucano)

20h Pesqueira x Náutico (Campeonato Pernambucano)

20h15m Ferroviário x São Benedito (Campeonato Cearense)

20h30m CSA x Comercial-AL (Campeonato Alagoano)

20h15m Sergipe x América-SE (Campeonato Sergipano)

20h15m Itabaiana x Confiança (Campeonato Sergipano)

22h Corinthians x Millonarios (Taça Libertadores)

22h Huachipato x Fluminense (Taça Libertadores)

22h Belo Jardim x Santa Cruz (Campeonato Pernambucano)

QUINTA, 28/02

7h Testes em Barcelona (Fórmula 1)

15h15m Corinthians-AL x Murici (Campeonato Alagoano)

17h Sporting Cristal x Tigre (Taça Libertadores)

19h15m Libertad x Palmeiras (Taça Libertadores)

20h15m Sampaio Corrêa x Cordino (Campeonato Maranhense)

21h30m São Paulo x The Strongest (Taça Libertadores)

SEXTA, 01/03

7h Testes em Barcelona (Fórmula 1)

18h30m Minas x Osasco (Superliga feminina de vôlei) - com vídeos

19h30m XV de Piracicaba x Mirassol (Campeonato Paulista)

19h30m Oeste x União Barbarense (Campeonato Paulista)

21h Jogo das Estrelas do NBB - com vídeos
Desafio de Habilidades, Torneio de 3 Pontos e Torneio de Enterradas (basquete masculino)

21h Praia Clube x Sesi-SP (Superliga feminina de vôlei) - com vídeos



Jogadores do Atlético-PR admitem ansiedade para estrear oficialmente

Ainda em pré-temporada, os jogadores do Atlético-PR estão ansiosos para estrear oficialmente em 2013. O grupo comandado por Ricardo Drubscky está em pré-temporada desde 3 de janeiro, e o Furacão vai disputar a primeira partida apenas em 3 de abril - contra o Brasil de Pelotas, pela Copa do Brasil. Até lá, o Furacão deve realizar mais três ou quatro amistosos - ainda não confirmados.

Os titulares do Rubro-Negro já disputaram dez amistosos: vitórias sobre Operário-PR, Joinville, JMalucelli, Laranja Mecânica, Ludogorets Razgrad-BUL, Dínamo de Kiev-UCR, Dínamo de Bucareste-ROM e Figueirense, além de empate com o Otelul Galat-ROM e derrota para Cluj-ROM. O goleiro Weverton, titular em cinco dos dez duelos, fala sobre a vontade de "estrear logo":

- A gente fica ansioso, quer estrear logo. A hora que formos acionados, vamos jogar e esperamos jogar bem. Com a temporada com um tempo maior de preparação, vamos encarar cobranças. Mas a equipe está firme e forte, treinando em um ou dois períodos. Espero que a gente tenha um ano maravihoso, com conquistas e vitórias para nós e, principalmente, para o Atlético - afirmou o camisa 1, em entrevista à rádio oficial do clube, após o jogo contra o Figueira, na terça-feira.

Weverton, goleiro do Atlético-PR, contra o Figueirense (Foto: Site oficial de Atlético-PR/Divulgação)Weverton: ansioso para estrear oficialmente (Foto: Site oficial de Atlético-PR/Divulgação)

Com o Atlético-PR perto da zona de rebaixamento no Campeonato Paranaense, os torcedores já pediram a estreia dos titulares no estadual. A diretoria, porém, segue o planejamento e mantém o time comandado por Arthur Bernardes e formado basicamente por jovens no estadual. O próximo compromisso dos titulares não está confirmado. Já o sub-23 volta a campo no sábado, às 15h30m (horário de Brasília), para a partida contra o Operário-PR.



terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Torcedores argentinos escolhem o Atlético-MG para torcer no Brasil

Para a família Rodriguez, de Buenos Aires, o nome que importa na partida entre Arsenal de Sarandí e Atlético-MG, no estádio Julio Grondona, é Ronaldinho Gaúcho. Os argentinos que torcem para o Boca Juniors já têm um novo time desde o ano passado, quando descobriram o perfeito casamento entre R10 e clube mineiro.

Família argentina fã de Ronaldinho Gaúcho (Foto: Fernando Martins)Família argentina é fã de Ronaldinho Gaúcho (Foto: Fernando Martins / Globoesporte.com)

Engana-se que é só da boca para fora. As irmãs Daniele e Gisela Rodriguez, ao lado com o sobrinho Ivan, já viajaram a Belo Horizonte para ver de perto o craque do Galo.

- Nós o admiramos, desde quando jogou no Barcelona, com Messi. Quando ele foi para o Flamengo, pensamos em ir ao Brasil, mas conseguimos vê-lo em Belo Horizonte com a camisa do Atlético-MG. Nos apaixonamos ainda mais por ele e pela torcida do Galo, que é fantástica.

Daniele revelou que não pensa em mudar de clube no Brasil, mesmo se R10 deixar o Galo.

- Não tem jeito. É Atlético, assim como o Boca. E tem uma torcida fanática, também como a do Boca. Nossos corações são do Galo no Brasil, disse Daniele, que comprou a camisa do Atlético-MG e o cachecol para ela e para os parentes, quando esteve no Brasil.

Veja os vídeos do Atlético-MG



Atlético-PR disputará torneios na Alemanha e Holanda após o estadual

O time comandado por Arthur Bernardes disputará dois torneios na Europa depois do Campeonato Paranaense. O primeiro será a Yokohama Cup, entre os dias 18 e 20 de maio, na Alemanha. A competição terá  a participação de outros sete clubes: Feyenoord-HOL, Ryutsu Keizai-JAP, Viktoria Pilsen-TCH, VfL Bochum-ALE, Stuttgarter Kickers-ALE, Hannover 96-ALE e Hertha Berlin-ALE.

O segundo será a Esad Osmanovski Cup, nos dias 25 e 26 de maio, na Holanda. O torneio contará com outros 11 times: Queens Park Rangers-ING, AZ-HOL, Feyenoord-HOL, NAC Breda-HOL, RKC-HOL, VV Breskens-HOL, Gyori FC-HUN e Haladas Academy-HUN, Brugge-BEL, Genk-BEL e Beerschot-BEL. A informação é do site oficial do clube.

Coritiba x Atlético-PR, pelo Campeonato Paranaense de 2013 (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)Furacão é o nono colocado no Campeonato Paranaense (Foto: Site oficial do Atlético-PR/Divulgação)

Os comandados de Arthur Bernardes ocupam o nono lugar no estadual - à frente apenas de Rio Branco-PR, Cianorte e Nacional-PR. O time tem 11 pontos em 10 jogos, com duas vitórias, cinco empates e três derrotas, 10 gols pró e 11 gols contra. O próximo compromisso deles é contra o Operário-PR. O duelo válido pela 11ª e última rodada do primeiro turno, está marcado para 15h30m (horário de Brasília) de sábado, no Ecoestádio Janguito.



Ricardo Drubscky testa nova dupla de ataque no Furacão: Ciro e Ederson

Ricardo Drubscky ainda busca o time ideal no Furacão. O técnico tenta definir, por exemplo, qual será a dupla de ataque titular durante o ano. No jogo-treino contra o Figueirense, nesta terça-feira, o Rubro-Negro teve uma dupla de ataque inédita em 2013: Ciro e Ederson.

O estreante Ciro, que tem passagem por Sport, Fluminense e Bahia, marcou o primeiro gol no Estádio Orlando Scarpelli. Já Ederson, que tinha sido titular em cinco dos dez amistosos, passou em branco. Durante o duelo, Ricardo Drubscky trocou a dupla, com as entradas de Marcelo e Marcão - os titulares na campanha do acesso, ano passado.

Atacante Ciro, do Atlético-PR, contra o Figueirense (Foto: Site oficial de Atlético-PR/Divulgação)Ciro estreia com a camisa atleticana e balança as redes (Foto: Site oficial de Atlético-PR/Divulgação)

Além de Ciro-Ederson e Marcelo-Marcão, Ricardo Drubscky já tinha testado outras três duplas durante os amistosos da pré-temporada: Ederson e Fernandão (três vezes); Ederson e Marcelo; Marcelo e Fernandão. Em entrevista pós-jogo, Ricardo Drubscky comentou sobre a concorrência no setor e destacou a força do grupo:

Eu fico muito feliz de estar aparecendo jogadores com qualidade. Isso me dá tranquilidade"

Ricardo Drubscky, técnico atleticano

- Eu quero ter muita tranquilidade nesse aspecto. Espero que esse grupo assimile bem o que a gente vem falando, porque nosso trabalho não tem vaidade. Então, a causa maior é o Atlético. Eu tenho tido dor de cabeça por outros motivos, não por esses. Eu fico muito feliz de estar aparecendo jogadores com qualidade. Isso me dá tranquilidade - afirmou Ricardo Drubscky em entrevista exclusiva à rádio oficial do clube.

A concorrência por uma vaga no ataque atleticano pode aumentar com a "promoção" de jovens que estão no grupo que disputa o Campeonato Paranaense. São outros oito jogadores para o setor: Douglas Coutinho, Edigar Junio, Gustavo Marmentini, Júnior Barros, Lucas Dantas, Pablo, Taiberson e Tiago Adan.

- Eu tenho 25 a 30% do meu elenco no sub-23. Apesar de não estar agradando, mas eu tenho jogadores importantíssimos ali para o grupo profissional, jogadores jovens e de qualidade - completou o técnico.

O grupo comandado por Ricardo Drubscky volta aos treinos no CT do Caju. Em pré-temporada, o Furacão deve disputar mais três ou quatro amistosos em março. O time titular estreia oficialmente apenas no dia 3 de abril, quando ele visita o Brasil de Pelotas pela primeira fase da Copa do Brasil.



Time titular do Atlético-PR vence os reservas do Figueira em jogo-treino

Os titulares do Atlético-PR venceram os reservas do Figueirense por 3 a 1 em jogo-treino realizado na tarde desta terça-feira, no Estádio Orlando Scarpelli. Os gols rubro-negros foram marcados por Ciro, Elias e Felipe, todos no primeiro tempo. Depois, tanto Ricardo Drubscky quanto Adílson Batista promoveram testes nos times. O jogo ficou aberto na etapa final, e Talhetti descontou para os mandantes.

O Figueirense, que usa força máxima no Campeonato Catarinense, teve um time reserva no duelo desta terça-feira, com Tiago Volpi; André Rocha, Américo, Gutti e Ryan; Nem, Jackson, Peter e Botti; Diogo Dolem e Héber. Já o Atlético-PR, que escala um time formado por jogadores jovens no estadual, teve a equipe titular no Estádio Orlando Scarpelli, com Weverton; Derley, Manoel, Luiz Alberto e Pedro Botelho; Deivid, João Paulo, Elias e Felipe; Ciro e Ederson.

Figueirense e Atlético-PR voltam a campo no sábado. O time alvinegro, com os titulares, recebe o Juventus-SC às 18h30m (horário de Brasília), pela nona rodada do primeiro turno do Campeonato Catarinense. Já o Rubro-Negro, com os reservas, joga contra o Operário-PR, às 15h30m, no Ecoestádio Janguito, pela 11ª rodada do Campeonato Paranaense.

Figueirense e Atlético-PR disputam jogo-treino no Estádio Orlando Scarpelli (Foto: Marcelo Silva)Atacante Ciro chuta para marcar o primeiro gol atleticano (Foto: Marcelo Silva)

Superior, Atlético-PR abre vantagem

Com força máxima, os paranaenses saíram na frente. Aos dois minutos, o volante Deivid avançou pela direita e cruzou, e o atacante Ciro mandou para as redes. Aos 18, após falha da marcação alvinegra, Ciro arriscou, e a bola sobrou para Elias. O meio-campo chutou e ampliou. Por fim, aos 37, Felipe dominou na entrada da área e bateu no canto. Ainda na etapa inicial, por questões físicas, Ciro deu lugar ao atacante Marcão.

Já os comandados de Adílson Batista abusavam dos passes errados no meio-campo, principalmente na saída de bola com laterais e volantes. A dupla de zaga, formada por Américo e Gutti, também batia cabeça. O destaque do Figueira era o atacante Héber, que movimentava-se bastante e ameaçava nas cobranças de falta.

Testes e gol de honra

Os técnicos mexeram no começo do segundo tempo. Adílson Batista tirou Botti, Diogo Dolen e Héber e colocou Talhetti, Bruno Nazário e Leozinho. Já Ricardo Drubscky trocou Deivid, Felipe e Ederson por Jean, Everton e Marcelo. E, logo aos quatro minutos, os mandantes quase descontaram. Peter invadiu a área e foi derrubado por Pedro Botelho. Leozinho cobrou o pênalti, mas Weverton defendeu. Na sequência, o camisa 1 foi substituído por Renan Rocha.

Nos minutos seguintes, o ritmo do jogo caiu, e o Figueirense equilibrou o jogo. A equipe paranaense - com Paulo Baier, Maranhão e Manoel nas vagas de Elias, Pedro Botelho e Erwin - assustou com o maestro e, depois, com Marcão e Marcelo. Já o time catarinense tentou - também sem sucesso - com Bruno Nazário e Leozinho.

Ricardo Drubscky fez mais testes no Atlético-PR, com as entradas de Bruno Rossetto e Fernandão. O Figueira ainda descontou com Talhetti. O time da casa, porém, não teve tempo para mais nada. Vitória rubro-negra por 3 a 1 no Estádio Orlando Scarpelli.



Fim de clássicos na última rodada do Brasileiro divide a dupla Atletiba

A extinção dos clássicos estaduais na última rodada do Campeonato Brasileiro dividiu a dupla Atletiba. Em reunião na CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na segunda-feira, a maioria dos clubes decidiu alterar o modelo, adotado em 2011 e 2012, que colocava os clássicos para a reta final da competição. O Atlético-PR, representado pelo presidente Mario Celso Petraglia e pelo diretor de futebol Antônio Lopes, foi um dos 11 clubes favoráveis à alteração. Já o Coritiba era um dos oito times que desejavam manter o modelo.

O presidente alviverde, Vilson Ribeiro de Andrade, compareceu à reunião na CBF. Em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM nesta terça-feira, ele afirmou que a tabela com clássicos na última rodada servia para “não desmotivar o campeonato”, mas que a questão da segurança, principalmente no Rio de Janeiro e em São Paulo, pesou para a mudança:

- Os clássicos eram na última rodada para não desmotivar o campeonato. Em 2011, a mudança teve resultados positivos. Já no ano passado, eles foram péssimos. Para nós, sinceramente, não faz muita diferença. O Coritiba era contrário à mudança porque ele não tem problema de ordem pública. Os grandes do eixo Rio-São Paulo, em função da polícia militar, não queriam manter os clássicos nas últimas rodadas. Isso porque lá acontecem dois clássicos no mesmo dia e na mesma cidade. O Rio, por exemplo, podia ter Flamengo x Vasco e Fluminense x Botafogo no mesmo dia. Aqui, não faz muita diferença - argumentou o mandatário coxa-branca.

Paulo Baier e Leandro Donizete, Atlético-PR x Coritiba (Foto: Heuler Andrey/Agência Estado)Em 2013, Atletiba não será na última rodada do Brasileirão (Foto: Heuler Andrey/Agência Estado)

Atlético-PR e Coritiba disputaram o clássico na última rodada do Brasileirão de 2011. Na ocasião, o Furacão precisava vencer para ter chance de livrar-se do rebaixamento, e o Verdão, para chegar à Taça Libertadores. O Rubro-Negro ganhou por 1 a 0, mas, com a vitória do Cruzeiro sobre o Atlético-MG, o time comandado por Antônio Lopes caiu para a Série B. E o Coxa, com o resultado, terminou o campeonato no oitavo lugar.

'No Paraná, não faz tanta diferença'

Apesar de dividir a dupla Atletiba, a extinção dos clássicos na última rodada do Brasileirão não faz muita diferença. Essa é a avaliação do comentarista Cristian Toledo, dono do Blog Futebol Mutante. Ele afirmou que, nos outros estados, o modelo adotado em 2011 e 2012 teve pouca eficiência, e os times que já não tinham mais objetivos na reta final ofereceram pouca resistência aos rivais:

- No final, os clássicos na última rodada tiveram pouco efeito prático. Quem não disputava nada entrava sem tanta motivação. Aqui no Paraná, nós tivemos um Atletiba bacana, entre áspas, porque os dois times tinham objetivos no campeonato: o Atlético-PR para não cair; o Coritiba para ir para a Libertadores. Mas, nos outros estados, não teve uma diferença. Lá, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, eles pediram para mudar principalmente pela questão da segurança. Aqui, não faz tanta diferença - argumentou Cristian Toledo.

A reportagem do GLOBOESPORTE.COM entrou em contato com a assessoria de imprensa do Atlético-PR, que não informou o motivo do clube ter votado pela extinção dos clássicos.



Sociólogo afirma que extinção das organizadas não é um bom caminho

Estudioso da violência no futebol brasileiro, o sociólogo Maurício Murad esteve no na tarde desta terça-feira, dia 26, em meio a todo o problema ocorrido em função da morte de um torcedor boliviano de 14 anos, chamado Kevin Espada, durante partida entre Corinthians e San José, em Oruro, na Bolívia, pela Taça Libertadores. O menor H. A. M., de 17 anos, que confessou ter sido o responsável por disparar o sinalizador que matou o adolescente boliviano, é integrante há dois anos da torcida organizada Gaviões da Fiel. Murad pede medidas preventivas e repressivas diante das organizados, mas não a extinção delas.

- A extinção não (seria um bom caminho). Defendo que precisamos de um plano nacional de segurança para o futebol, que implica em três grandes momentos e três conjuntos de medidas interligados - destaca o estudioso, para em seguida detalhar cada um desses conjuntos através de determinadas medidas.

Torcida Corinthians Gaviões da Fiel Mundial Al Ahly (Foto: Daniel Romeu / globoesporte.com)Menor de 17 anos, que assumiu crime, é integrante da Gaviões da Fiel (Foto: Daniel Romeu / globoesporte.com)

- (É preciso) medidas de curto prazo e repressivas, como, por exemplo, a prisão, levar o processo até o fim, e que as punições sejam garantidas dentro da legislação. Medidas de médio prazo, de prevenção, como, por exemplo, controle das redes sociais. A prevenção é em torno de sete vezes mais barata, eficaz e mais rápida do que a punição. E medidas de longo prazo, de caráter reeducativo, para mudar esse cultura das organizadas, de machismo, exclusão e intolerância à diferença.

Maurício Murad ainda informa um dado que julga "estarrecedor": o Tribunal de Contas da União, ao avaliar os processos criminais no Brasil, incluindo-se os do futebol, concluiu que 95% deles não são finalizados.

Assista aos vídeos do "Arena SporTV"

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Santista transforma arenas da Copa e estádios tradicionais em obras de arte

Paulo Consentino não é atleta, mas respira futebol. O artista santista tem, no desporto bretão, a inspiração maior de seus trabalhos. É ele, por exemplo, que assina o mural que homenageia o centenário do Santos, pintado nos muros do CT Rei Pelé. A obra foi concluída em setembro, e já em outubro Consentino deu início a outra empreitada, mais uma vez relacionada ao futebol: transformar em arte as 12 arenas da Copa do Mundo do ano que vem e 18 tradicionais estádios do País. Nasceu assim a série "Arenas Brasileiras", que deve ser apresentada ao público já a partir de março, em formato digital (para celular), posters e mini-posters.

Arenas Brasileiras Paulo Consentino (Foto: Divulgação)Arenas da Copa do Mundo viram obras de arte em trabalho de artista santista (Foto: Divulgação)

Antes de iniciar a série, Consentino já possuía, em seu acervo, reproduções de estádios como Vila Belmiro, Pacaembu, Morumbi, Palestra Itália e Maracanã - redesenhados para o novo projeto. A boa receptividade das obras fez com que surgisse a ideia de colocar no papel as arenas do Mundial e palcos famosos do futebol brasileiro, como São Januário (Vasco), Ilha do Retiro (Sport), Laranjeiras (Fluminense), Couto Pereira (Coritiba), Ressacada (Avaí) Moisés Lucarelli (Ponte Preta), Barradão (Vitória) e até a Rua Javari (Juventus).

- Foi uma coisa natural. O projeto com o Santos (mural do centenário) me aproximou muito do mundo do futebol. Acredito que o artista tem de retratar o que ele vive no dia-a-dia, e minha arte reflete isso. Sou um cara que vai a estádio, que já foi a muitos campos do Brasil, e que gosta de futebol. As arenas estão esteticamente muito bonitas, então optei por essa interpretação artística - explica.

Do Mineirão (primeiro a ser concluído) ao Maracanã (último a ser finalizado), as 12 arenas da Copa já estão prontas. Nos traçados, de acordo com o artista, influências do grafismo, da arte urbana e do mundo pop. As cores chamam atenção, dando vida às arquibancadas vazias. Algumas pinturas já foram divulgadas pela rede social Facebook, e o retorno, segundo Consentino, tem sido positivo. O que o deixa otimista para aquela que será sua primeira mostra fora da Baixada - o trabalho também será exposto nas cidades-sede do Mundial.

Pacaembu Paulo Consentino (Foto: Divulgação / Paulo Consentino)Pacaembu é um dos palcos que intregram a obra
do artista (Foto: Divulgação / Paulo Consentino)

- O estádio é algo emblemático no futebol, é um marco daqueles momentos que você passa com seu pai ou seus amigos. A resposta tem sido excelente pelas redes sociais. É meu principal projeto para o ano, e a oportunidade de rodar o Brasil com meus trabalhos. Participei de salões em Recife, exposições em São Paulo, mas é a primeira vez que montarei uma exposição minha, indo além da região - conta.

O trabalho é desenvolvido em parceria com a Movilcom, empresa que atua na produção de conteúdo para celulares e responsável pela distribuição do material, não só na plataforma digital. Segundo o sócio-diretor da companhia, Lupércio Conde Júnior, o objetivo agora é reunir parcerias que viabilizem as exposições.

- Você até tem artistas que desenham alguns cartazes ligados a esporte, mas não há quase ninguém que trabalhe especificamente com o futebol. O Paulo é essa exceção, por isso o contatamos. Registramos um endereço eletrônico, o site para abrigar as obras já está em produção, e estamos em conversações com parceiros, que deem condições para viajarmos pelas cidades-sede com a série das arenas. Já estamos traçando um roteiro - explica.

- O futebol é uma forma de arte, uma expressão artística. Quando se deixa a arte acessível às pessoas, a gente desmistifica a barreira entre ela e o povo. A produção cultural não tem de ser elitizada. Ao contrário. Cada vez mais, no mundo de hoje, a produção artística deve ser dirigida ao grande público. Arte não é algo chato, formal ou careta. Lidando com um tema apaixonante (futebol), é uma receita que tem funcionado - conclui Consentino.

Artista plástico Paulo Consentino, muro do CT Rei Pelé, em Santos (Foto: Lincoln Chaves / Globoesporte.com)Artista Paulo Consentino coordenou pinturas no muro do CT Rei Pelé, do Santos (Foto: Lincoln Chaves)



segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Reunião na CBF extingue clássicos nas últimas rodadas do Brasileirão

O Campeonato Brasileiro não terá mais suas últimas rodadas destinadas aos clássicos estaduais. O modelo, utilizado nos últimos dois anos, foi um dos temas de uma reunião na tarde desta segunda-feira entre o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marin, e os presidentes dos 20 clubes da Série A na sede da entidade, no Rio de Janeiro. Colocado em votação, a ideia foi desaprovada pela maioria dos votos e não fará mais parte da tabela nacional a partir deste ano.

- O Vasco votou a favor e houve um consenso de que não haja mais clássicos em sequência no fim do Brasileiro. Pode até acontecer um, mas não achamos produtivo como está. Então, isso acabou - explicou o presidente do Vasco, Roberto Dinamite.

Um dos motivos para a decisão foi devido ao maior policiamento necessário para cobrir dois jogos simultâneos na mesma cidade. O modelo com clássicos na reta final foi instituído pela CBF em 2011 para evitar que os jogos das últimas duas rodadas percam emoção quando um clube se tornar campeão antecipadamente. Além disso, evitar que uma equipe sem ambições no fim do torneio não leve a sério um jogo contra um postulante ao título ou a uma vaga na Libertadores.



Valor emperra negociação entre Galo e Atlético-PR por Nikão

Atlético-MG e Atlético-PR ainda não chegaram a um acordo sobre valores de Nikão. O meia-atacante pertence ao clube mineiro e interessa ao Furacão, mas as diretorias - que negociam desde a semana passada - não definiram qual seria o preço de compra do jogador depois que o contrato de empréstimo de um ano terminasse.

O empresário de Nikão, César Silva, deve ter uma nova reunião com o presidente do Atlético-MG, Alexandre Kalil, na quarta-feira. Até lá, ainda com o futuro incerto, o meia-atacante deve voltar a treinar na Cidade do Galo:

- A negociação não teve evolução, e ele deve voltar a treinar amanhã (terça-feira) no Atlético Mineiro. Os diretores não chegaram a um acordo sobre o valor da compra. O Kalil pede um valor, mas o Atlético Paranaense não aceita. Na quarta-feira, nós vamos voltar a conversar com o Kalil - revela o empresário, em entrevista ao GLOBOESPORTE.COM.

Nikão, ex-Ponte Preta (Foto: Site oficial da Ponte Preta/Divulgação)Nikão aguarda negociação entre Galo e Rubro-Negro (Foto: Site oficial da Ponte Preta/Divulgação)

Além do Atlético-MG, Nikão já teve passagem, como profissional, por Vitória, Bahia e Ponte Preta. No ano passado, pelo Campeonato Brasileiro, ele esteve presente 29 jogos da Macaca, com um gol e três assistências. Pela idade (20 anos), Nikão pode integrar o elenco que disputa o Campeonato Paranaense, formado basicamente por jogadores de até 23 anos, ou ir direto para o grupo principal, que está em pré-temporada no CT do Caju e que estreia oficialmente apenas em abril.