Um duelo de opostos, com um objetivo em comum: a vitória. O Ipatinga, para reagir e ficar mais próximo da saída da zona de rebaixamento. O Atlético-PR, para manter o embalo e 'dormir' no grupo de acesso à elite nacional. Eles se enfrentam, pela 21ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, às 21h50m (horário de Brasília) desta sexta-feira, no Estádio Ipatingão.
Os mineiros - no Z-4 desde a quinta rodada - continuam a caminhada para subir na tabela. O time vem de três vitórias, um empate e uma derrota nos últimos cinco jogos, mas - pela sequência de 13 derrotas - ele ainda é o vice-lanterna, com 14 pontos. O técnico Eugênio Souza e os jogadores do Tigre sabem da dificuldade do jogo contra o Atlético-PR, mas confiam em uma boa atuação, se possível com os gols do meia Wellington Bruno, artilheiro da equipe na Série B.
Já o Rubro-Negro paranaense, vice-líder no começo e presente na zona de rebaixamento durante parte da Série B, quer voltar ao G-4. Se vencer, ele sobe para o quarto lugar. Para permanecer no grupo de acesso, porém, o Furacão depende de derrota do Goiás (que visita o Paraná Clube) e tropeço do São Caetano (que recebe o Avaí). Os concorrentes entram em campo no sábado. O técnico Ricardo Drubscky, que promove o retorno do meia Zezinho ao time, pede para os jogadores serem mais incisivos.
Ipatinga de Eugênio Souza pega o Furacão de Ricardo Drubscky (Foto: Editoria de arte/Globoesporte.com)
O jogo entre o ameaçado Ipatinga e o embalado Atlético-PR tem arbitragem do paulista Rodrigo Braghetto, auxiliado pelos matogrossenses Paulo Cesar Silva Faria e Lincoln Ribeiro Taques.
O SporTV transmite o jogo ao vivo, e o GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos, a partir de 21h20m.

Ipatinga: o técnico Eugênio Souza deve manter a base da vitória sobre o América-MG e do empate com o ABC, com exceção do atacante Márcio Diogo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Assim, o provável time tem: Helton Leite; Gedeílson, Tiago Alencar, Eron e João Vítor; Vinícius, Anderson Uchoa, Max Carrasco, Wellington Bruno; Sílvio (Andrezinho) e Bruno Batata.
Atlético-PR: Ricardo Drubscky promove uma mudança para, segundo ele, dar mais dinâmica ao time rubro-negro. O técnico coloca o meia Zezinho no lugar do camisa 10 Elias. O resto do time é o mesmo do empate com o Joinville, na terça-feira. A escalação: Weverton; Maranhão, Manoel, Cleberson e Pedro Botelho; Deivid e João Paulo; Henrique, Zezinho e Felipe; Marcão.

Ipatinga: o atacante Márcio Diogo, por ter recebido o terceiro cartão amarelo, e o lateral-direito Neno, que teve rompimento do ligamento cruzado do joelho direito e fica fora por seis meses.
Atlético-PR: o meia Paulo Baier é poupado. O zagueiro Bruno Costa, o volante Renan Foguinho e o meia Harrison estão em fase final de recuperação, e o lateral-esquerdo Welington Saci e o atacante Bruno Furlan seguem no departamento médico.

Ipatinga: Wellington Bruno, Max Carrasco e Tiago Alencar.
Atlético-PR: Manoel, Cleberson, Deivid, Henrique e Fernandão.

Ipatinga: no meia Wellington Bruno. Além der ser o principal criador de jogadas no meio-campo da equipe, ele também é o artilheiro do Tigre na Segundona, com cinco gols marcados. O último deles, na partida contra o ABC, foi um golaço.
Atlético-PR: no volante Deivid. O camisa 5 é o cão-de-guarda rubro-negro, responsável por marcar armadores e atacantes adversários. Com ele na proteção, o Furacão tem a melhor defesa da Série B, com só 17 gols sofridos em 20 jogos.

João Victor, lateral-esquerdo do Ipatinga: “O professor Eugênio nos passou confiança. Isso facilita durante as partidas. Com a sequência de jogos, estou conseguindo manter a força, com maior explosão e maior rendimento dentro de campo. Acredito que falta pouco para alcançar o máximo”.
Ricardo Drubscky, técnico do Atlético-PR: "Nós temos controlado o jogo, com mais ou menos qualidade. A gente tem sido melhor que os adversários, que busca a vitória, que tem mais posse de bola. Mas controlar o jogo não basta. Tem que ser incisivo. Para vencer melhor, tem que ter o controle dos jogos".

* Confira os números de Atlético-PR x Joinville pela Série A no Futpédia.
* Ipatinga e Atlético-PR duelam pela quarta vez. Pela Série A do Campeonato Brasileiro, duas vitórias do Rubro-Negro: 1 a 0 no Estádio Ipatingão, com gol do volante Léo Medeiros, e 5 a 0 na Arena da Baixada, com gols do zagueiro Danilo, do meia Ferreira e do atacante Pedro Oldoni (três vezes). Pela Série B, mais um triunfo do Furacão: 1 a 0 no Estádio Gigante do Itiberê, com gol do meia Paulo Baier.
* O Ipatinga tem a pior defesa da Série B, com 42 gols sofridos. Já o Atlético-PR tem - ao lado do Joinville - a melhor zaga da competição, com 17 gols contra. Na frente, o time mineiro tem o segundo pior ataque, com 17 gols (ele supera apenas o Grêmio Barueri, que tem 15 gols). Já o Furacão é o 14° colocado no quesito gols pró: 24.
* Como mandante, o Ipatinga tem três vitórias (sobre ASA, Paraná Clube e América-MG), um empate (com ABC) e seis derrotas (para Avaí, Boa Esporte, Ceará, Barueri, São Caetano e Goiás). Já o Atlético-PR tem, longe de casa, cinco vitórias (sobre Joinville, Avaí, Guaratinguetá, América-RN e Paraná) e cinco derrotas (para Boa Esporte, CRB, Ceará, América-MG e Guarani)

No último duelo entre os times, o Furacão levou a melhor e venceu por 1 a 0. No Estádio Gigante do Itiberê, em Paranaguá, o meia Paulo Baier marcou o único gol do jogo. O jogo, adiado da segunda rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, foi realizado no dia 10 de julho e teve público total de 1.191 presentes.